O dia

Os visitantes mais assíduos deste blogue terão certamente notado a quase ausência de atividade durante as últimas três semanas. Tal não se deveu a nenhuma crise de criatividade ou ao fim do meu arquivo de fotografias com que o blogue se alimenta, mas tão somente ao facto de ter estado de férias durante este período. Enfim, vicissitudes de blogues feitos apenas por uma pessoa. Posso, no entanto, assegurar que o Vozes da Rua retomará a sua produção normal a partir de hoje.

Durante as últimas semanas, o país tem andado em convulsão. Quando julgávamos que a corda dos sacrifícios exigidos à Nação já tinha sido devidamente esticada, eis que saiu mais um Coelho da cartola – perdoe-se a piada fácil, mas era inevitável – com a descida da Taxa Social Única para as empresas, recaindo o pagamento no trabalhador, uma medida que teve o mérito de gerar um grande consenso nacional – ao nível de todos os quadrantes político-partidarios, das confederações patronais e também dos sindicatos, dos comentadores – mas ao contrário. Uma medida que até agora não foi aplicada e não se sabe se resultará em Portugal, que parece funcionar como uma espécie de tubo de ensaio da Macro-Economia.

Estavam anunciadas para hoje manifestações em vários pontos do país – talvez demasiados, por favorecerem a dispersão, em detrimento do maior impacto que tais protestos poderiam ter – e no estrangeiro, bem antes de tais medidas terem sido anunciadas. O Governo parece ter dado um bom contributo para este protesto, face às recentes notícias. À hora a que escrevo estas linhas, faltam cinco horas para o início do protesto, mas parece evidente que é nestas alturas que é preciso deixar de lado a indignação de conversas de café, de posts no Facebook ou o anedotário em torno da crise que vivemos e vir para a rua. A Democracia, afinal de contas, também é isso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s